APAE desenvolve guia que informa os exames laboratoriais necessários para detectar os Erros Inatos do Metabolismo

Pacientes com distúrbios relacionados aos Erros Inatos do Metabolismo (EIM) ganharam um guia informativo desenvolvido pelo Laboratório APAE de São Paulo.

O guia, que traz os 12 sinais de alerta mais comuns para a detecção e investigação de anormalidades metabólicas, foi produzido para ajudar aos  profissionais de saúde, no sentido de prevenir a deficiência intelectual e múltipla, entre outras doenças.

“Por conta dessa dificuldade no diagnóstico, muitas pessoas acabam desenvolvendo doenças ou até mesmo a deficiência intelectual. Os médicos, muitas vezes, não conseguem diferenciar erros inatos de enfermidades comuns porque não são solicitados os exames específicos”, destacou a bioquímica Sônia Hadachi, supervisora do laboratório.

Os médicos, entre outros interessados, que quiserem acessar o guia, terão que entrar no site da APAE e clicar no link: http://www.apaesp.org.br/pt-br/teste-do-pezinho/profissionais-de-saude/Paginas/perfil-tandem.aspx . A partir disso, o especialista responderá algumas perguntas sobre o perfil clínico do paciente. Logo após, o médico receberá uma análise com indicações de exames laboratoriais necessários. (Com informações da Agência Brasil – 27.8.19)

Anterio

Próximo