Pacientes com distúrbios relacionados aos Erros Inatos do Metabolismo (EIM) ganharam um guia informativo desenvolvido pelo Laboratório APAE de São Paulo.
O guia, que traz os 12 sinais de alerta mais comuns para a detecção e investigação de anormalidades metabólicas, foi produzido para ajudar aos profissionais de saúde, no sentido de prevenir a deficiência intelectual e múltipla, entre outras doenças.
“Por conta dessa dificuldade no diagnóstico, muitas pessoas acabam desenvolvendo doenças ou até mesmo a deficiência intelectual. Os médicos, muitas vezes, não conseguem diferenciar erros inatos de enfermidades comuns porque não são solicitados os exames específicos”, destacou a bioquímica Sônia Hadachi, supervisora do laboratório.
Os médicos, entre outros interessados, que quiserem acessar o guia, terão que entrar no site da APAE e clicar no link: http://www.apaesp.org.br/pt-br/teste-do-pezinho/profissionais-de-saude/Paginas/perfil-tandem.aspx . A partir disso, o especialista responderá algumas perguntas sobre o perfil clínico do paciente. Logo após, o médico receberá uma análise com indicações de exames laboratoriais necessários. (Com informações da Agência Brasil – 27.8.19)