Representantes de estados, DF e municípios que fazem parte do Projeto Qualificação da Gestão das Ações Prioritárias de Vigilância Sanitária – IntegraVisa foram informados nesta semana sobre os subsídios dos Planos de Harmonização e de Descentralização.
Os subsídios para o primeiro deles contemplam as diretrizes e estratégias do processo de harmonização, bem como a identificação das atividades a serem harmonizadas. Esses subsídios serão a base do Projeto 10 do Planejamento Estratégico da Anvisa no período de 2018/2019.
Já os subsídios para o Plano de Descentralização propõem revisar o processo de descentralização das ações críticas e identificar requisitos e parâmetros para o estabelecimento de competências e responsabilidades das ações da Anvisa, mediante sistematização de critérios e requisitos técnicos, políticos e operacionais para nortear a negociação e reordenação da execução das ações críticas levando em consideração a realidade local.
No encontro também foi discutido como construir novos subsídios para o Plano de Gerenciamento que serão agregados aos levantamentos realizados nas visitas locais aos 10 estados participantes do Projeto. A proposta do Plano de Gerenciamento é a identificação de estratégias para o monitoramento das ações.
Uma iniciativa da Anvisa, com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a partir do Proadi-SUS, o IntegraVisa é coordenado pela Gerência-Geral de Coordenação e Fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
(Com informações do portal da Anvisa – 31.10.17)