Para facilitar o diagnóstico precoce das chamadas arboviroses, enfermidades que são transmitidas por mosquitos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), deve priorizar a análise de pedidos de registros de testes para identificar doenças como dengue, chikungunya e oropouche.
Com essa medida, que segue até o último dia do ano, a ANVISA propõe mais alternativas ao mercado para os testes de triagem, uma vez que a dengue, a chikungunya e a oropouche são enfermidades que contam com muito impacto na saúde pública. Vale ressaltar que tivemos recentemente um verdadeiro surto de dengue no Brasil.
O período das chuvas favorece a reprodução dos mosquitos em água parada e, deste modo, podemos observar um aumento significativo de casos dessas doenças.
A ANVISA incluirá petições de registro de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro quanto as de Certificações de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) que são documentos necessários para a concessão do registro. Essa iniciativa funciona para os pedidos novos ou que já tenham sido protocolados anteriormente e aguardam análise. (Com informações da Agência Anvisa – 08.10.2024)