Anvisa libera teste de zika da FioCruz e da Chembio

Um teste rápido para o diagnóstico do zika vírus acabou de ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. O exame foi produzido pela Fiocruz Biomanguinhos em parceria com a empresa norte-americana Chembio. Segundo a Fiocruz, o teste poderá estar disponível na rede pública em um mês.

 

“Só agora a Fiocruz recebeu o registro da Anvisa para um teste com a possibilidade de fazer um diagnóstico sorológico para saber se a pessoa teve zika ou não”, comentou Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz. De acordo com ele, a partir deste teste é possível indicar um número exato da população infectada.

 

Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 3,5 milhões de kits de testes rápidos para zika, que foram desenvolvidos pelo laboratório Bahiafarma, com um custo aproximado de R$ 34 cada teste. O teste da Fiocruz apresenta um custo menor, conforme informações da Fiocruz. A expectativa é produzir 40 milhões de testes ao ano.

 

O teste da FioCruz recebeu o nome de Kit NAT Discriminatório, já que traz uma combinação de reagentes para uso em laboratório.

 

 

(Com informações do UOL Ciências e Saúde – 8.11.16)

Anterio

Próximo