A importância do FeNO no diagnóstico e tratamento da asma

O FeNO é um exame mais comum na Europa, mas que já está liberado no Brasil. O óxido nítrico exalado fracionado (FeNO) é um biomarcador utilizado no diagnóstico e monitoramento da asma.

Um biomarcador é uma medida objetiva que pode ser usada para avaliar processos biológicos ou respostas a tratamentos e é frequentemente algo que não pode ser observado diretamente, como, por exemplo, a temperatura corporal e a pressão arterial. Não é invasivo e fornecer resultados precisos.

Aqui no Brasil, esse assunto ainda é pouco disseminado, o que cria uma lacuna importante no diagnóstico e tratamento da asma. O acesso a este exame pode facilitar a jornada das famílias reduzindo o sofrimento dos pacientes e cuidadores. A asma é uma doença inflamatória com várias causas, e o FeNO ajuda a medir o nível de inflamação nos pulmões, fornecendo informações valiosas para o tratamento adequado. É um recurso capaz de diagnosticar e monitorar a resposta à terapia anti-inflamatória, além de auxiliar na adesão ao tratamento. (Com informações do Zeno Group • A Daniel J Edelman Company – 24.07.2024)

Anterio

Próximo