A importância do espermograma na avaliação da infertilidade e as novidades propostas pela OMS

Quando o assunto é infertilidade, ainda pouco se fala do homem e da importância do espermograma. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as questões masculinas respondem por cerca de 40% dos casos de infertilidade. O Laboratório São Paulo é pioneiro e um dos poucos a fazer a avaliação manual desse exame.

Diferentemente das avaliações realizadas em equipamentos (por mais avançados que sejam), a verificação manual consegue medir de forma minuciosa e com mais precisão todos os parâmetros do espermograma, evitando erros sistemáticos. Além disso, o laboratório realiza a duplicata de cada passo do exame, considerando como se ele tivesse sido realizado duas vezes. Os resultados são comparados pa ra garantir o melhor resultado ao paciente.

Em 2021 a OMS propôs alterações na forma de realizar o exame, tais como:  a aferição do volume do ejaculado por meio do peso do frasco coletor, importante para conseguir medir com precisão o material e a classificação da motilidade espermática conforme a velocidade do seu deslocamento. Essa última é importante para verificar com mais exatidão quais espermatozoides que podem encontrar o óvulo em uma fertilização natural ou artificial.

O Espermograma, além de investigar a infertilidade, é indicado nas seguintes situações: pacientes que desejam fazer o acompanhamento pós-cirúrgico de vasectomia pacientes com dores testiculares ou dores na ejaculação; avaliação de infecções, entre outros. O preparo do paciente também é de extrema importância devido ao alto coeficiente de variação apresentado pelo exame. O paciente deve-se atentar à necessidade de abstinência sexual total de 2 a 7 dias, além de colher o material no laboratório. Em alguns casos deve-se seguir a orientação do médico. (Com informações da Maio Comunicação – 11.12.23)

Anterio

Próximo