Quem Somos
nós somos a CBDL
Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial
Criada em 1991, a CBDL – Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial tem como objetivos: orientar e apoiar as atividades de seus associados, defender o acesso ao diagnóstico e a sustentabilidade do setor, promover a troca de informações, bem como aperfeiçoar os fundamentos técnicos e científicos do Diagnóstico Laboratorial.
Desde sua fundação, a CBDL tem trabalhado em conjunto com diversas entidades locais e internacionais, promovendo e incentivando a manutenção de elevados padrões éticos e científicos no mercado e zelando pela qualidade dos produtos comercializados.
A CBDL tem atuado como colaboradora com a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, participando da discussão das normas que regulam o setor de Diagnóstico e de Consultas Públicas, Fóruns de Discussão e Câmaras Técnicas.
Com participação ativa em eventos locais e internacionais, de interesse de seus associados, a CBDL, em parceria com as entidades médicas do setor, como por exemplo, SBPC-ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e SBAC – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, tem promovido e defendido temas de interesse das empresas do segmento de diagnóstico laboratorial.
Em seu quadro de associados, a CBDL conta com cerca de 65 empresas que atuam na fabricação, importação, serviços e distribuição de produtos IVD. Essas empresas estão distribuídas em 5 categorias de associados – Pleno, Inovador, Distribuidor, Grupo Empresarial e Serviços de Apoio ao Diagnóstico. Estimamos que as empresas associadas representem 70% do mercado fornecedor de produtos e equipamentos para o diagnóstico laboratorial.
O mercado de produtos para diagnóstico laboratorial, com base na pesquisa de mercado CBDL ultrapassa os R$ 7,5 bilhões e tem como principais linhas de produtos: Alergia, Anatomia Patológica, Autoimunidade, Biologia Molecular, Biologia Molecular – Testes COVID-19, Bioquímica, Citologia, Citometria de fluxo, Diabetes, Drogas (Imunossupressoras / Terapêuticas / de Abuso), Eletrólitos, Gasometria, Hematologia, Hemostasia, Hibridização, Hormônios, Imuno-hematologia, Imuno-histoquímica, Imunologia, Marcadores (Cardíacos / de Anemia/ Inflamatórios / Ósseos / Tumorais), Medicina Fetal, Microbiologia, Parasitologia, Patologia Digital e Triagem Neonatal, dentre outras.
Missão
Apoiar, defender e fortalecer as empresas do setor no mercado de diagnóstico in vitro;
Contribuir para a sustentabilidade, universalização do acesso ao diagnóstico laboratorial, atualizado e de qualidade;
Promover “diagnóstico para a vida”.
Visão
Ser continuamente o representante-chave do setor junto aos agentes do governo e da cadeia de valor da saúde;
Ser a principal fonte de informação para o fomento de um mercado sustentável, baseado em evidências tecno-cientificas e no alinhamento das agendas entre os diferentes atores do mercado;
Manter sempre uma representação superior a 75% do mercado.
Valores
Atuar e defender a Ética e a Transparência nos negócios;
Incentivar a excelência para o fortalecimento do mercado;
Defender a inclusão social através da universalização do acesso ao diagnóstico laboratorial.
Pilares
Acesso;
Regulação inteligente;
Ética & Compliance.
DIRETORIA (Gestão 2024/2025)
Presidente
Fulvio Facco
(The Binding Site)
Vice-Presidente
Fernando Jório
(Horiba)
Diretora Tesoureira
Sandra Sampaio
(Roche)
Diretor Científico
Marcos Phillipsen
(Rewity Euroimmun)
Presidente executivo
Carlos Eduardo Gouvêa
Conselho Deliberativo
Jorge Janoni
(Biosys-Kovalent)
Eliane Calegare
(Abbott)
Silvio Arndt
(Bioclin Quibasa)
Conselho de Ética
Paulo Gropp
(Qiagen)
Julio Felix
(Hilab)
Fernando Oliveira
(BioMerieux)
Wagner Garcia
(Plastlabor)
Liliana Perez
(Siemens)
Conselho Admissional
Celso Gastaldo
(Wiener)
Denílson Laudares
(Celer)
Alessandra Peixe
(Werfen)