O IBMP chega ao 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, promovido pela SBPC/ML, trazendo dois produtos de biologia molecular diferenciados em seu portfólio: o kit Biomol Rickettsiose, teste molecular voltado à detecção do material genético das bactérias causadoras da febre maculosa brasileira e tifo e o Kit Biomol Trio Pox, que detecta o orthopoxvírus, com diferenciação das linhagens monkeypox e varicela-zoster, este último causador da catapora e do herpes zoster.
Os novos kits, desenvolvidos na metodologia PCR em tempo real, suprem a demanda por diagnóstico molecular diferencial de doenças tropicais negligenciadas, tanto para as rickettsioses, que são transmitidas pela picada de carrapato, quanto para as causadas pelos orthopoxvírus (monkeypox e varicela-zoster), que recentemente acenderam o alerta das autoridades médicas e saúde e chamaram atenção para doenças que são pouco conhecidas pela população em geral.
“Nosso diferencial é entregar aos clientes públicos e privados kits moleculares para a detecção de doenças tropicais negligenciadas endêmicas no Brasil, muitas vezes subnotificadas por falta de oferta de produtos dessa natureza, por isso, disponibilizamos kits específicos para a detecção do tracoma, malária, hanseníase, doença de chagas, zika, dengue, chikungunya, entre outros”, destaca o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Lucas Rossetti Nascimento.
Além do portfólio dedicado às doenças negligenciadas, o IBMP, empresa filiada à CBDL, oferece kits biomol para detectar vírus respiratórios de alta incidência no inverno: Flu A, Flu B e Covid. Os testes rápidos de antígeno para Covid e Flu A, Flu B e Covid e o autoteste Covid completam o portfólio. (Com informações do IBMP – 04.09.23)