Um médico pode ser gestor e implantar ações de marketing sem esbarrar nas questões éticas? Mentor e estrategista em carreira médica responde

Antes de mais nada, a ética médica é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). Desta forma, as regras devem ser obedecidas.

No tocante à gestão administrativa e financeira, um médico deve entender que isso funciona como qualquer outra empresa, muito embora a maioria dos médicos não conseguem ter esse domínio. Grande parte desconhece questões básicas como: quanto o consultório ou clínica faturam?; quanto é o seu custo fixo?; qual a sua rentabilidade?; entre outras.

“Tudo isso deve ser muito planejado para que o médico tenha uma visão de gestor e empreendedor. Para que ele compreenda a função dele dentro do negócio. Além de ser médico ele pode ser um gestor do próprio negócio. Pode conciliar a direção clínica com a administrativa, assim como pode escolher ser um gestor administrativo onde precisa se capacitar não só na gestão de processos, como na gestão de pessoas, na gestão financeira e na gestão comercial”, comenta o mentor e estrategista em carreira médica, Rogério Magalhães.

No que diz respeito às ações de marketing, o mentor avalia que é preciso muito cuidado porque existe regras não só do CFM, mas também dos próprios CRMs.

De acordo com o especialista, um médico pode ter uma atuação digital forte para atrair mais pessoas de forma online, assim como, para potencializar as chances de aparecer para os seus pacientes.

“Pode investir na criação de conteúdo para o alcance de mais pacientes, pode ter destaque em sites de busca aplicando técnicas de SEO (otimização por meios de palavras-chaves) e melhorar seu posicionamento. Pode criar uma conta no Google Meu Negócio e conferir as principais informações do negócio em anúncios no Google ADS (Adwords) para a prospecção de pacientes, além de usar as técnicas das próprias redes sociais para desenvolver relacionamentos”, afirma Magalhães.

Para concluir, o mentor destaca os cuidados com as regras que um médico deve ter em mente como, por exemplo: jamais mencionar a palavra “cura”, ou mesmo, prometer que vai resolver definitivamente o problema de uma pessoa.  

Medgest – Edição 4.0

Nos dias 2, 3, 4 e 5 de junho, das 8h30 às 18h30, no Hotel Blue Tree Premium, em Alphaville, região metropolitana de São Paulo, o mentor e estrategista em carreira médica Rogério Magalhães recebe os médicos renomados de São Paulo, Dr. Domingos Mantelli e Dra. Erica Mantelli, além do cirurgião plástico Dr. Tiago Alcântara, para o maior evento de gestão médica do Brasil, o Medgest – Edição 4.0”.

Os ginecologistas e obstetras Domingos e Erica Mantelli são reconhecidos tanto por suas atuações clínicas como na competência da gestão administrativa da Clínica Mantelli, referências em suas especialidades.

O encontro esmiuça pontos interessantes ao caráter empreendedor da classe médica como conciliação entre gestão clínica e administrativa, ética, marketing no setor, além de trazer uma metodologia comprovada, com visão de modelo organizacional, processos, gestão comercial, alinhamento dos valores e cultura do time interno, entre outros.

O Medgest – Edição 4.0 traz também apresentações importantes do segmento médico com conferencistas como o empresário Thiago Bartos; o médico e empresário Dr. Paulo Muzy; e do médico ginecologista Dr. Ítalo Rachid.

No programa estão previstos temas para gestão médica como: como ter uma visão comercial; aumentar o volume de consultas; como iniciar um novo negócio (clínica própria); como ter tempo para gerenciar; foco nos produtos e serviços de acordo com a rentabilidade e faturamento; aumento do ticket médio; gerir experiência do paciente; ganho de escala e produtividade no tempo de trabalho; visão de marketing pessoal e carreira; conhecimento de novas ferramentas de gestão; recrutamento de pessoal; definição de processos (comercial, marketing e internos); gestão financeira específica para clínicas e consultórios; organização financeira, entre outros.

O encontro será separado em módulos, com uma visita técnica especial à Clínica Mantelli, no Jardim Paulista, em São Paulo, no último dia (5/6), considerada como um modelo em gestão clínica e administrativa no Brasil;

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (85) 98121-1919. Realização da Medgest Medicina e Gestão.

Serviço:

Medgest – Edição 4.0 – com o mentor Rogério Magalhães e os doutores Domingos Mantelli, Erica Mantelli e Tiago Alcântara.

De 2 a 5 de junho – das 8h30 às 18h30 – Hotel Blue Tree Premium, na Alameda Madeira, 398, Alphaville

Inscrição: (85) 98121-1919 (Com informações da Contato Comunicação – 26.05.23)

Anterio

Próximo