Em sua nova unidade, recém-inaugurada no bairro de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, o laboratório Sérgio Franco investiu em uma tecnologia inovadora que permite rapidez e precisão em exames com apenas uma gota de sangue. Conhecido no Brasil como Testes Laboratoriais Remotos (TLR) ou Testes Rápidos, o sistema Point of Care reduz o tempo de espera pelos resultados para poucos minutos. Exames como teste para dengue; HIV; hemograma; glicose; perfil lipídico (colesterol) e beta HCG (gravidez), entre outros, agora poderão ter seus resultados entregues ao paciente entre 15 e 30 minutos.
Outra novidade é que alguns desses exames são realizados com apenas gotas de sangue, uma amostra muito pequena obtida por meio da punção da polpa digital (na ponta do dedo), evitando, assim, a coleta venosa. Além disso, os equipamentos usados são portáteis e de fácil manuseio, o que possibilita mais conforto aos pacientes. As amostras feitas com o sistema Point of Care são processadas no local, o que diminui, de forma considerável, o tempo dos resultados, possibilitando ao cliente sair do laboratório com eles em mãos e ao médico, a disponibilização no site do laboratório no mesmo período.
O conceito de testes rápidos – usados frequentemente para dosar níveis de glicemia em pacientes diabéticos, por exemplo – já é amplamente utilizado em outros países, como os Estados Unidos, onde mais de 50% das emergências hospitalares o adotam.
“Eles oferecem grande confiabilidade nos resultados, tanto quanto os exames convencionais”, disse Fernando Moreira Domingues, um dos empreendedores da nova unidade do Sérgio Franco.
(Com informações do portal da revista Hospitais Brasil – 14.6.16)