O presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Carlos Eduardo Gouvêa, e que também integra a diretoria de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde (IES), entregou, pessoalmente e em mãos, o novo Marco de Consenso para a Colaboração Ética Multissetorial na Área de Saúde para o Papa Francisco, esta semana na Cidade do Vaticano.
O novo Marco de Consenso já inclui o compromisso do segmento saúde com o uso ético e seguro da tecnologia, inclusive da Inteligência Artificial (IA). O documento tem apoio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mais de 20 instituições, entre elas, a CBDL, além de empresas e pessoas físicas já reafirmaram seu compromisso com o Marco.
“Para garantir o desenvolvimento, a implantação e o uso seguro e confiável da IA, é necessário abordar a proteção dos direitos humanos, a transparência e a explicabilidade, a justiça, a responsabilidade, a regulamentação, a segurança, a supervisão humana apropriada, a ética, os preconceitos, a privacidade, a proteção de dados e a governança de dados”, comentou Gouvêa.
O dirigente aproveitou a ocasião também para entregar simbolicamente um boné da SPS Research Foundation, fundação de apoio aos pacientes da chamada Síndrome da Pessoa Rígida (Stiff Person Syndrome), enfermidade que ficou famosa por acometer a cantora Céline Dion, e que também atingiu a esposa do líder da CBDL, Betina Gouvêa.
“Tivemos uma semana intensa, por conta do VIII Seminário Internacional de Ética no Gerenciamento da Saúde, em que pudemos discutir as características atuais e desafios de 17 países aqui presentes na busca da melhoria de acesso à saúde. Por isto, poder avançar neste debate com a necessária coerência entre discurso e ação, como recomendou o Papa Francisco, deu-nos leveza e coragem para a necessária transparência que esta discussão merece. Mas, sem sombra de dúvidas, o ponto alto foi o contato pessoal com Sua Santidade, repleto de energia e atenção às nossas questões pessoais, de maneira muito especial e emocionante. Saímos todos cheios de esperança.” (Com informações do IES e da CBDL – 29.11.2024)