Os pacientes da rede pública municipal de São Paulo poderão receber resultados de exames em até uma hora, graças à instalação de seis mini laboratórios em unidades de saúde e prontos-socorros da cidade (cinco deles em formato de contêiner). A iniciativa é uma parceria entre a Afip Medicina Diagnóstica, a Associação Saúde da Família (ASF) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que já prestam serviço para a Prefeitura.
Atualmente, o paulistano aguarda em média até seis horas para receber um resultado. Os mini laboratórios operam 24 horas por dia com o objetivo de reduzir em mais de 80% esse tempo de espera – a expectativa é de que o paciente tenha retorno em apenas 60 minutos, como ocorre nos atendimentos privados.
Cerca de 850 exames vêm sendo executados diariamente nas unidades desde que elas começaram a funcionar, no fim de agosto. Dentro delas, não são realizadas coletas, apenas as análises das amostras. A Afip Medicina Diagnóstica entra com todo o know-how laboratorial.
“Contamos com o que há de mais moderno no mercado de análises clínicas e nossos profissionais estão em constante atualização. Faz parte da nossa missão ter relevância social, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, relata Tânia Noquelli, vice-presidente Comercial, Administrativa e de Tecnologia da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP).
As estruturas estão instaladas nos seguintes locais:
. AMA Sorocabana – Rua Catão, 380, Vila Romana
. AMA Jd. Icaraí – Rua São Roque do Paraguaçu, 190 – Vila Quintana
. PS Balneário São José – R. Gáspar Leme, s/n – Balneário São José
. PS Maria Antonieta – R. Antônio Felipe Filho, 180 – Jardim Somara
. UPA Parelheiros – Estr. Ecoturística de Parelheiros, 5252 – Jardim Casa Grande
. UPA Vila Maria – Praça Eng. Hugo Brandi, 15 – Vila Maria
Ainda em outubro, mais três mini laboratórios serão implantados, sendo dois em formato de contêiner, nas UPAs Peri, 21 de Junho e Rio Pequeno. “Quanto mais pudermos participar de instalações como essas, melhor para a cidade e, principalmente, para a população. E que outros municípios possam tomar São Paulo como exemplo”, finaliza Roberta Siufi, vice-presidente de Pessoas, Operações e Supply Chain da AFIP.
Para a Gerente de Negócios da AFIP, Larissa Santo André, os benefícios trazidos pelos mini laboratórios serão percebidos tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais. “A melhoria do tempo de liberação de exames de análises clínicas em unidades de urgência e emergência é crucial para um atendimento eficiente e humanizado. Na emergência, cada minuto conta, e essa rapidez é vital para o diagnóstico e tratamento adequado dos pacientes, reduzindo a ansiedade e o estresse de todos envolvidos. Além disso, diagnósticos e tratamentos mais rápidos podem evitar internações desnecessárias e diminuir o tempo de permanência nas unidades de saúde, resultando em economia de recursos”, avalia. (Com informações da Assessoria de Imprensa – 22.10.2024)