O Projeto Missão Xingu, que presta assistência médica à população indígena do Parque Indígena do Xingu e ao município de São José do Xingu, acaba de receber, pelo segundo ano consecutivo, uma doação de 600 testes rápidos para a detecção de HIV e Hepatite B, da empresa bioMérieux, líder mundial em diagnóstico in vitro.
Com resultados liberados em apenas 5 minutos, os testes rápidos da bioMérieux são importados e registrados na Anvisa, com metodologia Point of Care (POC), o que permite, além de diagnóstico em tempo real, tratar os pacientes em áreas remotas e de difícil acesso.
Os testes rápidos da bioMérieux são completos, com lancetas para a coleta por punção digital e tubo capilar para a transferência para o seu dispositivo e devem ser resistentes a quesitos como temperatura e umidade, já que estas condições climáticas podem ser encontradas nas áreas remotas.
Desde 2005, Projeto Missão Xing conta com apoio da Fundação Roberto Rocha Brito, e realiza, além dos diagnósticos e tratamentos, ações de prevenção à saúde para a comunidade.
Entre os exames realizados estão os oftalmológicos, ginecológicos, clínicos, pediátricos, diabetes, hepatites, glicemia, hemoglobina, ultrassom, HIV, entre outros. A equipe é composta por 9 médicos, 1 dentista, 1 fisioterapeuta, 2 enfermeiras e 2 pessoas no apoio logístico.
(Com informações da assessoria de imprensa da bioMérieux – 5.10.16)