Dirigentes da ANS participam do encontro de fim de ano promovido pela CBDL

A diretora de fiscalização da Agência Nacional da Saúde (ANS), Simone Freire e o diretor de desenvolvimento setorial, da mesma instituição, Rodrigo Aguiar, estiveram no encontro “Brasil 2019 – O Novo Governo e os Impactos na Saúde – O que esperar?”, promovido pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). O evento aconteceu no dia 6 de dezembro, no Auditório da Sede do Grupo Fleury, em São Paulo.

Simone Freire reafirmou seu otimismo com relação ao novo governo, mas elencou pontos a serem otimizados como o aprimoramento do impacto regulatório entre os agentes de saúde como operadoras, hospitais, clínicas e laboratórios. “A linha do governo eleito tende a favorecer o ambiente de estabilidade na tomada de decisões técnicas”, comentou. A dirigente ainda espera que a incorporação de novas tecnologias possa entrar no rol de discussões para o ano de 2019.

Já Rodrigo Aguiar falou sobre a sustentabilidade no setor com o desenvolvimento da saúde suplementar e um ambiente de mercado sem interferências negativas. “É a primeira vez que os diretores participarão efetivamente da revisão do mapa estratégico da ANS. Isso confere mais equilíbrio nas relações do segmento e um melhor instrumento de análise de impacto regulatório”, declarou.

Por fim, o diretor colocou-se à disposição de toda a cadeia da saúde suplementar e sublinhou o momento profícuo do aprimoramento do setor regulatório.

Logo após as apresentações, Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL, convidou as instituições de saúde para um debate com os convidados. Participaram da mesa redonda, presidentes de entidades como CBDL, Abimo, Abimed, Abraidi, Abramed, Instituto Ética Saúde(IES), Fehosp, Fehoesp / SindHosp, SBAC e SBPC/ML.

Gouvêa finalizou o encontro ressaltando a importância de ações e esforços conjuntos de toda a cadeia de valor de produtos e serviços para saúde, visando uma revisão de paradigmas a fim de buscar a necessária sustentabilidade para o setor. “Independentemente das opções políticas de cada um, o momento urge um esforço de todos para apoiar iniciativas que corrijam as distorções e que possam preparar o país para uma nova realidade, que enfrentem as novas demandas da sociedade. Temos que levar ao novo Governo nossas propostas e ajudar a implementá-las”. 

 

Anterio

Próximo