52º CBPC discute desperdício de exames com patologista americano

O patologista do Colégio Americano de Patologia, Curtis Hanson, será o convidado especial de uma conferência do 52º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, no dia 27 de setembro, das 17 às 18h, no Centro Sul, em Florianópolis.

O painel “Solicitação inteligente de testes”, com participação de Hanson,  objetiva debater o combate ao desperdício nos pedidos de exames laboratoriais.

“Os Estados Unidos são recordistas em gastos na assistência à saúde e os resultados obtidos nem sempre correspondem aos investimentos na área. As taxas de desperdícios na assistência à saúde, quando avaliadas por métodos diretos, são de 6 a 8%, muito menores do que as habitualmente divulgadas. O número de resultados de exames não acessados é de apenas 5,4%, segundo dados de pesquisa divulgada pela SBPC/ML em 2017. Trazer essa referência americana é uma forma de trocar experiências sobre ações efetivas para diminuir os abusos e dar sentido ao uso racional de exames”, comenta Wilson Shcolnik, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, SBPC/ML. (Com informações da Advice Comunicação Corporativa – 25.9.18)

 

Anterio

Próximo