Criada em 1991, a CBDL – Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial tem como objetivo orientar e apoiar as atividades de seus associados, promover o intercâmbio e troca de informações, bem como aperfeiçoar os fundamentos técnicos e científicos da área de Diagnóstico “In Vitro”. Neste sentido, tem trabalhado em conjunto com diversas entidades atuantes no setor de diagnósticos, no Brasil e exterior, promovendo e incentivando a manutenção de elevados padrões éticos e científicos no mercado, zelando pela qualidade de seus produtos, dentro das normas exigidas internacionalmente.
Tem sido uma importante aliada à ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na discussão e consolidação das normas e regulamentos que hoje regulam o setor de Diagnósticos no Brasil, através de ativa participação em Consultas Públicas, Fóruns de Discussão e Câmaras Técnicas. Por outro lado, participa ativamente em eventos como congressos e feiras, sempre em conjunto com entidades médicas, tais como Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, trazendo assim inovações tecnológicas freqüentes, o que tem proporcionado ao Brasil um alinhamento imediato com os lançamentos internacionais. Contando hoje com 35 membros, dentre os quais várias empresas multinacionais, a CBDL hoje representa cerca de 70% do mercado brasileiro de Diagnóstico “in Vitro”, estimado em quase US$ 1 bilhão (para 2005).
O crescimento médio anual de 10% (obtido nos últimos 5 anos) tem sido possível graças a diversos fatores (não obstante a defasada tabela AMB usada para reembolso junto aos planos de saúde congelada há muito tempo), mas principalmente ao aumento da conscientização geral da importância do correto e precoce diagnóstico. Este, aliás, é a melhor ferramenta para economia na área de saúde pública, pois propicia tratamentos corretos e precisos, acarretando assim uma maior rotatividade dos leitos hospitalares (menor estadia no âmbito hospitalar), menor exposição a riscos de infecção hospitalar, correta antibioticoterapia, dentre outros benefícios. Principais áreas de atuação: