Teste rápido da bioMérieux foi fundamental para detectar encefalite viral do presidente do Corinthians

Recentemente, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, foi acometido por uma encefalite viral, infecção do sistema nervoso central que provoca a inflamação do cérebro.

Para diagnosticar a doença, a equipe do hospital utilizou o Sistema FilmArray, da bioMérieux, teste de diagnóstico rápido, disponível no Brasil.

O sistema pode identificar, em uma hora, 14 tipos de agentes causadores de enfermidades como meningites e encefalites, além de seis bactérias, sete vírus e um fungo.

Os testes convencionais podem demorar até 21 dias para obterem resultados.

O FilmArray não requer grande quantidade de amostra. “A obtenção de amostra de liquor, ou líquido cefalorraquiano, se faz rotineiramente por meio de uma punção lombar, um procedimento invasivo que como tal traz riscos inerentes ao procedimento. Uma vez que a amostra de liquor adicional não é facilmente obtida, metodologias que utilizam pequenos volumes, a exemplo do FilmArray, são fundamentais”, afirmou Gustavo Bruniera, diretor operacional do Senne Liquor Diagnóstico, de São Paulo.

De acordo com o médico, o diagnóstico rápido e preciso é fundamental para estes casos, já que proporciona rapidez e tratamento adequado, especialmente nos casos de meningites virais. “De fato, o diagnóstico rápido e preciso traz benefícios sociais e econômicos importantíssimos ao paciente e ao sistema de saúde. No caso das meningites bacterianas mais frequentes, a vacinação é fundamental, enquanto que nas virais as medidas preventivas são basicamente higiene pessoal e de alimentos”, finaliza ele. (Com informações do Labnetwork – 26.3.19)

Anterio

Próximo