Novo teste rápido de detecção de leptospirose

Pesquisadores da Fiocruz Bahia, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Escola Médica de Harvard (EUA) e da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale (EUA), realizaram um estudo com pacientes com leptospirose internados no Hospital Couto Maia, de Salvador, Bahia.

A pesquisa foi feita com 98 participantes com suspeitas da doença – por conta dos sintomas-, além de  um quadro de meningite asséptica que pode ser ocasionada pela bactéria Leptospira. Alguns pacientes foram definitivamente diagnosticados com a doença com o teste DPP (Dual Path Plataform) pelo método de detecção de anticorpos IgM contra leptospirose por meio do Elisa. Os testes foram comparados com os exames de referência. Os testes DPPs tiveram um resultado equivalente, no entanto mais rápido e simples que os observados no Elisa-IgM.

Esse diagnóstico precoce da leptospirose é essencial para o início dos tratamentos, além de servir também para prevenção e mitigar surtos e epidemias. (Com informações da Agência Fiocruz – 12.5.18)

Anterio

Próximo