Ministério da Saúde suspende kits de autotestes de HIV por falta de linha de controle

Foi suspensa temporariamente, pelo Ministério da Saúde, a distribuição de kits de autoteste de HIV no SUS. A medida foi tomada como prevenção, já que a Anvisa julgou impreciso o diagnóstico em dois lotes do produto.

Desde janeiro deste ano, os kits eram distribuídos em 14 cidades: Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Campinas, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.

A pedido do Ministério da Saúde, a Anvisa avaliou os kits e relatou problemas na finalização dos resultados de 98 autotestes.

A nota do Ministério da Saúde serve para orientar o usuário a observar a linha de controle. De acordo com a nota, “Caso esteja ausente, o que torna o teste inválido, a pessoa deve procurar os locais onde pegou o produto para realizar outra alternativa de diagnóstico rápido”.

O autoteste suspenso era realizado por plasma, isto é, o dispositivo deve ter contato com uma pequena quantidade de sangue. Os lotes com defeito apresentaram ausência de linhas que indicam o positivo ou negativo. (Com informações do R7 – 6.3.19)

Anterio

Próximo