Inteligência Artificial avança na área da saúde

A implantação da Inteligência Artificial na área da saúde já é uma realidade factual. No setor de diagnóstico não é diferente. Com o avanço deste nicho surgiu, em 2018, a Iara Health, empresa de soluções de Inteligência Artificial voltada à saúde.

Os serviços da Iara Health se iniciaram coma finalidade de facilitar a vida dos radiologistas. O Iara, principal produto da empresa com comando de voz, é capaz de transcrever prontuários e laudos, entre outros benefícios.

“Em apenas um ano de existência, conseguimos desenvolver uma ferramenta completa que se aperfeiçoa continuamente e que já possui aceitação relevante para o mercado, com mais de 100 usuários”, relatou o cofundador da Iara Health e mestre em Ciência da Computação, José Eduardo Venson.

O software, desenvolvido pela companhia, conta com inovações como reconhecimento com adaptação progressiva da voz, sotaque, entonação, etc.  A ferramenta tem um contexto conforme a especialidade médica, e  ainda dá sinais nas situações críticas ou alertas que podem evitar erros.

A Iara Health também desenvolve projetos como algoritmo para cálculo da idade óssea, identificação automática de contraste em tomografias de crânio e detecção de pneumonia.

“Todo desenvolvimento é local, suporta qualquer tipo de microfone, rodas em Windows e MacOS. Nosso objetivo é desenvolver a Iara e, com ela, nos tornarmos referência em Inteligência Artificial para a saúde no Brasil” conclui Venson. (Com informações do Fórum Saúde Digital da TI Inside – 15.5.19)

Anterio

Próximo