IES e TCU se reúnem para discutir combate à corrupção na saúde

O Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu, na última sexta-feira, 26/10, em sua sede em São Paulo, os representantes do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde (IES). O encontro teve como objetivo esclarecer o papel do TCU no combate à corrupção no segmento saúde.

“O IES, por meio destes encontros, promove a disseminação da informação e o compartilhamento daquilo que pode de fato fazer a diferença para uma saúde mais sustentável. Conseguimos entender o papel desempenhado pelo TCU e a sua influência em trazer um modelo de negócios cada vez mais correto, dentro das práticas legais. É possível sim ter bons modelos de gestão através do esforço conjunto: agente público, gestor e empresa íntegra, com programa de compliance implementado. Isso será benéfico para a sociedade como um todo e principalmente para o paciente”, comentou Carlos Eduardo Gouvêa, diretor executivo do IES.

Já Marcelo André Barboza da Rocha Chaves, secretário de Controle Externo da Saúde do TCU, detalhou a atuação da entidade para o setor. “A nossa ação tem abrangência nacional e envolve as fiscalizações e prestações de contas, analisando também os processos de representação. Nós também atuamos muito em ações preventivas e capacitação. Quando identificamos um dano potencial, a unidade técnica do Tribunal pode, inclusive, propor uma medida cautelar ao TCU, para a suspensão de determinado contrato”, declarou o dirigente, que parabenizou a iniciativa do IES em autorregular e fiscalizar o segmento. (Com informações da DOC Press Comunicação – 30.10.18)

 

 

 

Anterio

Próximo