Exame que detecta zika depois da dengue começa a ser comercializado no Brasil

Começou a ser comercializado no Brasil, um teste sorológico que pode diagnosticar o zika vírus após 15 dias de uma infecção por dengue. O exame foi testado anteriormente em 3,2 mil mulheres no país. 

O kit, que foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e foi aprovado pela Anvisa. A empresa responsável pela comercialização é a AdvaGen Biotec.

Os vírus da zika e da dengue são parecidos e, muitas vezes, os testes confundem em falso positivo ou negativo. O teste desenvolvido conta com 95% de especificidade para zika. “Esse anticorpo dá proteção para o resto da vida e é muito difícil achar uma proteína que seja específica para o Zika. Mas achamos um local na proteína, que chamamos de Delta NS1, e que não dá reação cruzada com a dengue”, comentou o virologista Edison Luiz Durigon, um dos pesquisadores responsáveis. 

O exame, que deve ser feito em laboratório e fica pronto em três horas e meia é baseado no método Elisa e foi produzido para facilitar o acompanhamento de gestantes para a prevenção da microcefalia.  “Se a gestante tiver Zika o teste acusará. E aí muda-se a conduta médica, com a possibilidade de acompanhar essa criança para que ela seja conduzida a um padrão normal na infância e adolescência”, concluiu. (Com informações da Agência Brasil – 15.10.19)

Anterio

Próximo