Exame de sangue afasta necessidade de tomografia em pacientes com suspeita de lesão cerebral traumática

Pioneira no desenvolvimento de biomarcadores para lesão cerebral traumática (traumatic brain injury – TBI), a Banyan Biomarkers, Inc. divulgou resultados do estudo ALERT-TBI, um ensaio clínico multicêntrico internacional utilizando o indicador de trauma cerebral Banyan (Banyan Brain Trauma Indicator®– Banyan BTI™), exame de sangue para diagnóstico que elimina a necessidade de tomografia computadorizada da cabeça em pacientes acima de 18 anos de idade com suspeita de lesão cerebral traumática.

Publicados no The Lancet Neurology, os resultados apoiam a função clínica do teste de biomarcadores para eliminar a necessidade de tomografia computadorizada da cabeça entre pacientes com lesão cerebral traumática no pronto-socorro que normalmente seriam submetidos a esse procedimento.

O estudo ALERT-TBI envolveu pacientes em 22 unidades clínicas independentes nos Estados Unidos e na Europa e comparou os resultados dos testes da Banyan BTI com tomografias computadorizadas da cabeça de pacientes que procuraram o pronto-socorro com suspeita de lesão da cabeça. A análise mostrou que o Banyan BTI atingiu alta sensibilidade (97,6%) e alto valor preditivo negativo (VPN) (99,6%) para eliminar a necessidade de tomografia computadorizada da cabeça para 1959 pacientes.

O Banyan BTI identifica dois biomarcadores de proteína específica do cérebro (Ubiquitina C-terminal Hidrolase-L1, ou UCH-L1, e Proteína Ácida Fibrilar Glial, ou GFAP) que rapidamente aparecem no sangue depois de uma lesão do cérebro.

Para Jeff Bazarian, MD, MPH, pesquisador principal do estudo, um dos principais autores da publicação e professor de Medicina Emergencial e Neurologia da Faculdade de Medicina da The University of Rochester. “O exame de sangue atende a uma importante necessidade de saúde pública para reduzir o número de tomografias computadorizadas desnecessárias, particularmente entre os pacientes com lesão cerebral traumática leve – também chamada concussão – que representa mais de 85% de todas as lesões cerebrais traumáticas. Na medicina emergencial, as tomografias são geralmente usadas na avaliação desses pacientes, apesar de menos de 10% das tomografias revelarem uma anormalidade.”

“Este ensaio amplo, prospectivo, multicêntrico confirmou a capacidade do Banyan BTI para eliminar a necessidade de tomografia computadorizada em pacientes com suspeita de lesão cerebral traumática dentro de 12 horas a contar da ocorrência da lesão. A FDA analisou e autorizou a divulgação do teste em menos de seis meses, como parte do seu programa de dispositivos inovadores (Breakthrough Devices Program)”, disse Henry L. Nordhoff, presidente do conselho e diretor executivo da Banyan Biomarkers. (Com informações do portal Labnetwork – 27.7.18)

 

Anterio

Próximo