Durante posse na Anvisa, Jarbas Barbosa se compromete com tripé de iniciativas

O presidente-executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, prestigiou nesta quarta-feira, 5 de agosto, a cerimônia de posse do novo diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa. O evento contou com a participação do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, dentre outras autoridades.

 

Em seu discurso, Jarbas Barbosa se comprometeu com um tripé de iniciativas: qualificar o corpo técnico da Anvisa, utilizar as melhores práticas científicas internacionais e fortalecer os mecanismos de consulta à sociedade.

 

Para ele, a Anvisa mudou o panorama da vigilância sanitária nos últimos quinze anos e, a Agência fortalecida poderá auxiliar, inclusive, no crescimento econômico e social do país. Isso porque a consolidação do papel da autoridade sanitária favorece a inserção do setor produtivo no cenário global de exportação de produtos.

 

Jarbas Barbosa também citou algumas experiências exitosas da Agência ocorridas recentemente como a atualização das regras para pesquisas clínicas no País, a regulamentação dos alimentos alergênicos e a normatização do compartilhamento de linhas de produção de medicamentos com cosméticos, alimentos e produtos para a saúde, que prenunciam os novos parâmetros a serem seguidos pela Agência.  “Esse é o padrão que vamos perseguir”, ressaltou.

 

Os parâmetros almejados por Jarbas foram elogiados pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro. Para ele, o novo diretor-presidente irá harmonizar o ambiente da Agência e aprimorar a capacidade de exercício das funções da Casa.

 

Chioro destacou também, a competência profissional de Jarbas, com quem trabalhou no Ministério da Saúde.

 

O ministro frisou ainda, que o grande desafio é responder à exigência da sociedade em termos de transparência, bem como auxiliar o país nas questões que envolvem inovação tecnológica e científica.

 

 

(Com informações do portal da Anvisa – 6.8.15)

Anterio

Próximo