Cientistas israelenses provam que diagnósticos podem ser alterados por malwares em hospitais

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, de Israel, deram mostras que os exames diagnósticos realizados em hospitais podem ser manipulados por malwares invasores.

O Centro de Pesquisa em Segurança Cibernética da instituição desenvolveu uma ferramenta capaz de alterar resultados de exames. Isso permite que um paciente que se submeteu a um diagnóstico possa ter seus resultados totalmente modificados.

Na pesquisa, os cientistas conseguiram alterar resultados de casos de câncer de pulmão. Este malware criado pode até adicionar realces de aparência maligna, antes mesmo da análise dos médicos ou até remover nódulos e lesões, o que desencadeia a erros de diagnóstico e, obviamente, falhas no  tratamento .

Cerca de 70 imagens foram modificadas e, posteriormente entregues à avaliação de radiologistas. Os médicos diagnosticaram câncer em 99% dos casos onde os nódulos foram implantados pelo sistema.

Este malware também é capaz de alterar varreduras e criar caos e desconfiança em equipamentos hospitalares, além da possibilidade de atacar o diagnóstico de um paciente específico por intermédio de digitalizações com o nome ou número de identificação.

O objetivo dos cientistas foi provar as vulnerabilidades dos equipamentos e das redes que os hospitais utilizam na transmissão de dados pela plataforma PACS, “Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens”.

Na opinião dos pesquisadores, esta invasão se dá porque estes sistemas utilizados pelos hospitais não usa qualquer criptografia. (Com informações do Olhar Digital – 4.4.19)

Anterio

Próximo