bioMérieux explica sistema exclusivo que detecta vírus, bactérias e fungos causadores da Sepse, H1N1 e meningite

A bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, foi patrocinadora e marcou presença no 11º Congresso Paulista de Infectologia, organizado pela Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), que aconteceu entre os dias 17 e 20 de outubro, em São Paulo.

Em seu estande, os participantes do evento puderam aprofundar seu conhecimento sobre a importância da abordagem sindrômica e a identificação rápida – em apenas uma hora – e precisa dos patógenos que auxiliam a equipe médica a melhorar as condições de gerenciamento do paciente para a admissão hospitalar, isolamento, terapia antiviral e antimicrobiana.

A abordagem sindrômica com a tecnologia FilmArray é um agrupamento amplo, baseado em sintomas, de prováveis patógenos em um único teste rápido que maximiza a chance de obtenção da resposta correta em um período de tempo clinicamente relevante. O sistema exclusivo é capaz de detectar dezenas de microorganismos, vírus, bactérias, fungos e protozoários, entre eles os causadores da Sepse, do H1N1 e de diversas doenças respiratórias e gastrointestinais, além de meningite.

O assunto foi abordado no simpósio satélite “Diagnóstico Sindrômico para Doenças Infecciosas: Impacto e Relevância na Prática Clínica com os Painéis Biofire Filmarray Respiratory e Gastrointestinal”, promovido pela bioMérieux, que aconteceu no dia 18 de outubro, com a participação do infectologista Alberto Chebabo.

O especialista é presidente da Sociedade de Infectologia do estado do Rio de Janeiro (SIERJ) e médico do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele atua na área de Infectologia, com foco em controle de infecção hospitalar, microbiologia e doenças infecciosas bacterianas e virais. (Com informações da assessoria de imprensa da bioMérieux – 19.10.18)

 

Anterio

Próximo