Anvisa detalha seu plano de ações em resistência a antimicrobianos

O Plano de Ação Global em Resistência a Antimicrobianos, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançada em 2015, foi o gatilho que o setor necessitava para que os países e as instituições promovessem suas estratégias.

Os medicamentos antimicrobianos contemplam não somente os antibióticos, mas também os antivirais,  antifúngicos e antiparasitários.

Já o Plano de Ação Nacional em Resistência a Antimicrobianos conta com várias entidades como Anvisa, além dos ministérios da Saúde, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente.

A Anvisa também preparou um plano de ação com destaque à vigilância sanitária para a prevenção e o controle da resistência. As ações deste plano vão até 2021.

No plano da Anvisa foram direcionados nove objetivos com ações de conscientização da sociedade e de capacitação sobre resistência antimicrobiana voltada aos profissionais de saúde.

Entre as metas estão o aperfeiçoamento da rede nacional de laboratórios para o monitoramento e a vigilância em resistência aos antimicrobianos; além do apoio a pesquisas e estudos que possam conferir mais informações sobre o tema, e ainda um trabalho conjunto com o Ministério da Saúde para definir uma política de prevenção e controle.

Estão previstas também ações como a qualificação das prescrições médicas destes medicamentos e a redução no uso indiscriminado destas drogas. O aprimoramento de ações regulatórias para identificar resíduos destes produtos em alimentos também estão no planejamento. (Com informações da Ascom/Anvisa- 13.11.18)

 

Anterio

Próximo